Transtornos do Neurodesenvolvimento

Pediatra com Foco em Saúde Mental em São Paulo


O que é?

Nos transtornos do neurodesenvolvimento, diferentes áreas do funcionamento infantil podem ser comprometidas, desde as primeiras fases da vida até a adolescência.


As dificuldades podem afetar:

  • a comunicação verbal e não verbal;
  • a interação social e o desenvolvimento de vínculos;
  • o aprendizado acadêmico e o raciocínio lógico;
  • a regulação emocional e comportamental;
  • a coordenação motora e habilidades práticas do cotidiano.


Atendo crianças e adolescentes com diversos quadros dentro desse espectro, entre eles:

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Deficiência Intelectual;
  • Transtornos Específicos de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia);
  • Transtornos de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem.


Cada quadro apresenta manifestações próprias, com intensidades diferentes. Muitas vezes, essas alterações impactam não apenas a criança ou o adolescente, mas também a rotina familiar, o convívio social e o desempenho escolar. Por isso, minha avaliação busca compreender o quadro em toda sua complexidade, respeitando a história e as particularidades de cada criança e adolescente e de sua família.

Sintomas e Diagnósticos

Sempre oriento os pais e cuidadores a observarem com atenção alguns sinais de alerta que podem surgir em diferentes idades.


Alguns comportamentos merecem uma avaliação especializada quando ocorrem com frequência ou persistência, como:

  • atraso ou ausência no desenvolvimento da fala;
  • dificuldade em compreender regras sociais e expressar emoções;
  • pouco contato visual ou ausência de brincadeiras simbólicas (ex.: faz de conta);
  • movimentos repetitivos, estereotipias ou interesses restritos e fixos;
  • dificuldade de manter a atenção, se organizar ou concluir atividades;
  • impulsividade, crises de birra desproporcionais ou agressividade;
  • recusa intensa a mudanças na rotina ou novos ambientes;
  • dificuldades persistentes de aprendizagem (leitura, escrita, cálculo);
  • atraso no desenvolvimento motor (andar, manipular objetos, coordenação).


A avaliação clínica e psíquica que realizo é sempre ampla, envolvendo escuta detalhada dos pais, observação clínica do paciente e, quando indicado, a aplicação de escalas e testes padronizados. Muitas vezes, também é importante integrar informações fornecidas por escola e outros profissionais que já acompanham a criança e o adolescente, garantindo uma visão mais completa.

Tratamento

O tratamento dos transtornos do neurodesenvolvimento exige um planejamento individualizado, adaptado à fase de desenvolvimento, à gravidade dos sintomas e aos objetivos de cada família. Costumo trabalhar com diferentes frentes de intervenção, que incluem:


1. Tratamento medicamentoso (quando necessário):

  • controle da desatenção e impulsividade (especialmente no TDAH);
  • manejo de ansiedade generalizada ou crises de ansiedade;
  • redução de irritabilidade, agressividade ou comportamentos disruptivos;
  • estabilização do humor em casos de alterações emocionais associadas.


2. Intervenções terapêuticas complementares:

Cada criança ou adolescente podem se beneficiar de diferentes terapias, como:

  • Terapia Comportamental (ex.: ABA, quando indicada para autismo);
  • Treinamento de Habilidades Sociais (para dificuldades de interação);
  • Fonoaudiologia (atraso de linguagem, comunicação funcional);
  • Terapia Ocupacional (trabalho motor e habilidades adaptativas);
  • Psicopedagogia (suporte ao processo de aprendizagem escolar).


3. Abordagem multiprofissional:

Em muitos casos, o trabalho integrado com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e outros profissionais permite um cuidado global e coordenado, favorecendo ganhos em diversas áreas do desenvolvimento.

Meu papel é acompanhar de perto a evolução clínica, ajustar condutas, orientar a família continuamente e garantir que o paciente receba o suporte adequado em todas as suas dimensões.

Como é o atendimento?

O primeiro passo do acompanhamento é sempre uma avaliação clínica e psíquica abrangente. Durante a consulta inicial, converso com os pais ou cuidadores, procuro entender o histórico desde o nascimento, o momento atual, o funcionamento escolar e familiar, além de observar diretamente o comportamento da criança ou do adolescente. Quando necessário, utilizo escalas e instrumentos validados que ajudam a aprofundar o diagnóstico.


Ao reunir todas essas informações, elaboro um plano de acompanhamento individualizado, sempre discutido de forma transparente com a família. O acompanhamento contínuo permite:

  • monitorar a resposta ao tratamento;
  • ajustar condutas sempre que necessário;
  • apoiar a família nas dificuldades do dia a dia;
  • orientar a escola e os profissionais envolvidos, quando indicado;
  • garantir o desenvolvimento progressivo das habilidades cognitivas, emocionais, sociais e adaptativas.


O objetivo é sempre oferecer um cuidado completo, seguro e ajustado à realidade de cada paceinte, respeitando sua individualidade e promovendo um desenvolvimento saudável em todas as fases.

Sobre mim

Dra. Patrícia Pasqualucci



Olá! Sou Patrícia de Almeida Mello Pasqualucci, médica pediatra com mais de 20 anos de experiência no cuidado da saúde infantil. Minha trajetória começou na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), onde me formei em 2003. No ano seguinte, iniciei minha residência em Pediatria na Santa Casa de São Paulo e, posteriormente, me especializei em Nutrologia Pediátrica pela UNIFESP.

 

Durante mais de duas décadas, atuei com dedicação na pediatria, acompanhando de perto o desenvolvimento de muitas crianças e suas famílias. No entanto, a experiência pessoal de ser mãe de uma criança atípica despertou em mim o desejo de compreender ainda mais o universo emocional infantil. Esse chamado me levou a buscar novos conhecimentos e, em 2020, realizei pós-graduação em Psiquiatria Geral pela Faculdade Cenbrap. Logo depois, aprofundei minha formação em Psiquiatria da Infância e Juventude no curso Medi, sob orientação do Dr. Francisco Assunção.

 

Desde 2022, dedico-me exclusivamente à saúde mental, atuando em CAPS Infanto Juvenil, UBS e em meu consultório particular, onde acolho crianças, adolescentes e suas famílias. Também sou preceptora no Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Juventude da Pós-Graduação em Psiquiatria da ISCMSP, o que me permite aliar a prática clínica ao ensino e à constante atualização.

 

Hoje, sinto-me plenamente realizada por poder ajudar crianças e suas famílias a enfrentarem os desafios emocionais com empatia, responsabilidade e profundo compromisso com o bem-estar mental.


Saiba mais