Dificuldades escolares e Altas Habilidades
Pediatra com Foco em Saúde Mental em São Paulo
O que é?
As dificuldades escolares nem sempre são resultado de falta de esforço ou desinteresse. Muitas vezes, envolvem alterações no processamento da leitura, da escrita, do cálculo ou da organização cognitiva, que exigem um olhar especializado.
No meu consultório, acompanho crianças e adolescentes com condições como:
- Dislexia (dificuldade na leitura e decodificação de palavras);
- Disortografia (dificuldade na escrita e ortografia);
- Discalculia (dificuldade com números, operações e raciocínio matemático);
- Altas Habilidades e Superdotação (habilidades cognitivas, criativas ou artísticas significativamente acima da média).
Cada uma dessas condições impacta o desempenho acadêmico de formas distintas e pode afetar também o emocional da criança. Por isso, procuro compreender não só o sintoma apresentado na escola, mas todo o contexto de desenvolvimento, rotina familiar e aspectos emocionais que interferem no processo de aprendizagem.
Indicações
Oriento os pais a buscarem avaliação quando perceberem, de forma persistente:
- dificuldades para aprender a ler, escrever ou fazer cálculos básicos;
- troca de letras, omissões ou inversões ao escrever ou ler;
- dificuldade em compreender problemas matemáticos simples;
- desmotivação crescente em relação à escola;
- ansiedade, insegurança ou baixa autoestima ligada ao desempenho escolar;
- sensação de "não acompanhar" os colegas, mesmo com esforço;
- sinais de habilidades muito acima da média, com facilidade excessiva em algumas áreas e dificuldades em outras.
Em muitos casos, a criança e o adolescente tentam compensar suas dificuldades de formas que podem mascarar o problema inicial, tornando a avaliação em saude mental ainda mais importante para identificar com precisão o que está acontecendo e como podemos intervir.
Resultados e Benefícios
Ao realizar uma avaliação adequada, conseguimos identificar o perfil cognitivo e emocional de cada criança.
Com isso, oriento intervenções que ajudam a:
- adaptar as estratégias pedagógicas segundo o estilo de aprendizagem individual;
- reduzir a frustração e o sofrimento emocional associado às dificuldades escolares;
- fortalecer a autoestima e a motivação;
- promover habilidades socioemocionais importantes, como resiliência e autoconfiança;
- estimular adequadamente crianças com altas habilidades, evitando desmotivação ou sobrecarga.
Também trabalho diretamente com os pais e educadores, oferecendo orientações práticas para o dia a dia escolar e familiar, para que todos possam atuar de forma alinhada no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Como é o atendimento?
O atendimento que realizo envolve uma avaliação clínica e psíquica completa e, quando necessário, o apoio de equipe multiprofissional.
O processo de avaliação pode incluir:
- entrevistas detalhadas com os pais e o paciente;
- análise do histórico escolar e relatos de professores;
- observação clínica do comportamento e das reações emocionais;
- aplicação de testes neuropsicológicos e avaliações cognitivas complementares.
Com base nos dados obtidos, elaboro um plano de intervenção individualizado, que pode incluir:
- acompanhamento em saúde mental para suporte emocional e, se indicado, uso de medicação;
- encaminhamento para psicopedagogia, para trabalhar as dificuldades específicas de aprendizagem;
- terapia cognitivo-comportamental, quando há impacto emocional significativo;
- orientação familiar e escolar contínua.
O acompanhamento é sempre ajustado ao longo do tempo, respeitando a evolução e as necessidades de cada etapa do desenvolvimento. Meu objetivo é oferecer um suporte seguro, realista e eficaz, ajudando a criança a superar suas dificuldades e a desenvolver todo o seu potencial.
Sobre mim
Dra. Patrícia Pasqualucci
Olá! Sou Patrícia de Almeida Mello Pasqualucci, médica pediatra com mais de 20 anos de experiência no cuidado da saúde infantil. Minha trajetória começou na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), onde me formei em 2003. No ano seguinte, iniciei minha residência em Pediatria na Santa Casa de São Paulo e, posteriormente, me especializei em Nutrologia Pediátrica pela UNIFESP.
Durante mais de duas décadas, atuei com dedicação na pediatria, acompanhando de perto o desenvolvimento de muitas crianças e suas famílias. No entanto, a experiência pessoal de ser mãe de uma criança atípica despertou em mim o desejo de compreender ainda mais o universo emocional infantil. Esse chamado me levou a buscar novos conhecimentos e, em 2020, realizei pós-graduação em Psiquiatria Geral pela Faculdade Cenbrap. Logo depois, aprofundei minha formação em Psiquiatria da Infância e Juventude no curso Medi, sob orientação do Dr. Francisco Assunção.
Desde 2022, dedico-me exclusivamente à saúde mental, atuando em CAPS Infanto Juvenil, UBS e em meu consultório particular, onde acolho crianças, adolescentes e suas famílias. Também sou preceptora no Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Juventude da Pós-Graduação em Psiquiatria da ISCMSP, o que me permite aliar a prática clínica ao ensino e à constante atualização.
Hoje, sinto-me plenamente realizada por poder ajudar crianças e suas famílias a enfrentarem os desafios emocionais com empatia, responsabilidade e profundo compromisso com o bem-estar mental.